Segunda-feira , 13 Julho 2020
Últimas Notícias
Capa » Geral » Ejaculação Precoce – Causas

Ejaculação Precoce – Causas

Ejaculação Precoce - Causas

A Ejaculação Precoce ou também chamada Prematura, é um dos problemas sexuais mais populares entre os homens, responsável por uma grande parte das queixas que os casais acabam por levar para os consultórios médicos e para os terapeutas sexuais. Este problema pode muitas vezes sem confundido com ansiedade ou situações esporádicas, principalmente durante a iniciação sexual, na presença de um parceiro novo ou em circunstâncias especiais, porém quando a situação acaba por se tornar recorrente, então trata-se de um problema crónico e que requer ajuda médica.

O que é ejaculação precoce?

Antes de perceber quais são os sintomas de ejaculação precoce, é importante saber o que é uma ejaculação normal para poder existir um termo de comparação e assim analisar a situação ao pormenor antes de avançar para a consulta médica.

Em termos práticos e resumidos, a ejaculação normal faz-se em dois estágios diferentes mas complementares, em primeiro lugar existe uma expulsão efectiva do líquido seminal dos órgãos secundários da reprodução (como a próstata, a vesícula seminal e o canal ejaculatório) para a uretra, a fase seguinte é exactamente a progressão desse líquido chegando ao orifício na cabeça do pénis, por onde sai também a urina, e a sua efectiva extracção. Além dessas fases, desses processos fisiológicos, a sensação de prazer associada é conhecida como orgasmo e geralmente é associada ao final da relação sexual ou pelo menos a um intervalo.

O problema de muitos homens é não terem uma forma de comparar efectivamente o que é uma ejaculação precoce, pois não existe um tempo específico que deverá esperar antes de ejacular ou terminar a relação sexual. Na realidade, é na percepção que está a grande questão, seja do próprio homem ou da sua companheira, conseguindo perceber se a ejaculação ocorreu mais rápido do que seria de esperar ou se não existiu controlo da ejaculação.

Esta situação poderá causar muita ansiedade dentro do casal, já que em alguns casos pode até conseguir manter a erecção durante alguns minutos, mas assim que a penetração começa, a ejaculação ocorre sem ser possível controlar.

Podem ainda existir outras dificuldades secundárias que surgem como uma sequência, como é o caso da perda de intimidade entre o casal, levando até a separações e divórcios, ou mesmo a disfunção eréctil.

Causas da Ejaculação Precoce

Apesar deste ser um problema que transforma completamente a ligação física entre o casal, geralmente as suas causas são psicológicas e emocionais, havendo muito poucos casos em que as causas são físicas.

É fácil que os homens percebam quais os sintomas da ejaculação precoce, no entanto são muito poucos os que conseguem identificar quais as causas da ejaculação precoce, por isso deixamos aqui algumas razões levantadas como possíveis causas frequentes:

  • aumento fora do normal da sensibilidade da glande peniana
  • um grande aumento de ansiedade nos momentos íntimos e frente ao desempenho sexual
  • inexperiência sexual
  • iniciação da vida sexual
  • sentimentos negativos ou ansiedade relativamente à parceira

Como é visível, raramente existe um problema médico que consiga explicar a ejaculação precoce, como acontece com outras doenças, como até na disfunção eréctil. Na realidade, não existe uma causa de ejaculação precoce que esteja provada cientificamente, sendo que na maioria das vezes, tudo não passa de um momento menos positivo e que tenha influenciado de alguma forma o estado emocional e psíquico do homem, levando assim a um descontrolo geral que leva à ejaculação precoce.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*